Pesquisadores do NENP no X Congresso Internacional do Conselho Europeu de Investigações Sociais da América Latina (CEISAL)

Postado por: Guilherme Passamani

Os professores Guilherme Passamani e Vinícius Zanoli, pesquisadores do NENP, coordenarão o Simpósio “Gênero, sexualidade e subjetividade em contextos transnacionais: fluxos interseccionais entre América Latina e Europa” no X Con­gresso In­ter­nacional do Conselho Europeu de Investigações Sociais da América Latina (CEISAL), de 13 a15 de junho de 2022 em Helsinki, Fin­lândia.

O período de submissão de propostas deve ser feitos exclusivamente pelo site do congresso no período de 15 de setembro de 2021 a 30 de novembro de 2021. Confira todos os detalhes no link:  https://www2.helsinki.fi/en/conferences/ceisal-2022/call-for-papers-open-from-sept-15-to-nov-30-2021

O Simpósio “Gênero, sexualidade e subjetividade em contextos transnacionais: fluxos interseccionais entre América Latina e Europa” pretende agregar trabalhos e discussões acadêmicas sobre gênero, sexualidade e interseccionalidade nos fluxos entre América Latina e Europa. Compreendendo fluxos globais de modo amplo, circulação de pessoas, objetos, ideias, símbolos e capital. Tanto no que concerne a trânsitos entre países latino-americanos quanto aqueles entre América Latina e Europa. Em se tratando de um espaço amplo de debates, serão bem-vindos trabalhos das ciências humanas e sociais que dialogam com os Estudos de Gênero e Sexualidade.

O simpósio está dividido em dois eixos principais: 1. Política, Gênero, Sexualidade e Globalização; 2. Mobilidade, Desejo, Gênero e Sexualidade. Importante ressaltar que esses eixos funcionam como guia para as discussões, mas que trabalhos nos quais ambos os eixos dialogam são bem-vindos e estimulados.

No primeiro eixo, a proposta é debater temas como política, gênero, sexualidade e globalização, principalmente aqueles de enfoque interseccional. Assim, são bem-vindas propostas de trabalho sobre ativismos nas suas diversas facetas e relações com gênero e sexualidade, tanto em esfera nacional quanto transnacional, particularmente, pesquisas com enfoque em como distintos eixos de diferenciação se relacionam na constituição de sujeitos políticos, bem como análises sobre a constituição de redes locais, nacionais e transnacionais de advocacy, trajetórias ativistas e relações entre distintas formas de ativismo. Ademais, o simpósio está também interessado nas estratégias de enfrentamento dessas formas de ativismo, especialmente no que diz respeito à ascensão de conservadorismos na região, sem deixar de lado outras formas de enfrentamento às forças contrárias a direitos das minorias.

No segundo eixo, a proposta é debater temas como desejo, erotismo, migrações e mobilidades. Interessa-nos, especialmente, a dimensão transnacional desses processos em intersecção com gênero se sexualidade. Pesquisas regionais, seja na América Latina, ou na Europa, desde que constituídas pelas relações entre sujeitos em trânsito, também podem ser submetidas. É de particular interesse, pesquisas com enfoque nos mercados transnacionais do sexo, nas economias sexuais transnacionais e na indústria sexual daí advinda, para pensar as redes que se estabelecem, nesse campo, a partir das questões que atravessam os processos de subjetivação, interseccionando gênero, sexualidade, afetos e trocas econômicas, bem como, pesquisas que se debruçam sobre os deslocamentos no campo do erotismo e do desejo e sobre as relações desenvolvidas nesse âmbito em contextos transacionais.

A ideia fundamental é analisar, por meio de uma gama de trabalhos, como as mobilidades e os deslocamentos têm sido impactados pelos marcadores de gênero e sexualidade em contextos transnacionais, produzindo alterações nas clássicas compreensões de assimetria nos fluxos migratórios, bem como nos modos de se organizar e atuar politicamente. Ou seja, como gênero e sexualidade, em relação com outros marcadores da diferença, constituem subjetividades, identidades políticas, redes de relações e formas de viver e atuar em fluxos locais, nacionais e transnacionais. Serão aceitos trabalhos em inglês, português e espanhol.

Contato dos coordenadores:

Vinícius Zanoli: v.correia.zanoli@gmail.com

Guilherme Passamani: grpassamani@gmail.com