IV Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças – Núcleo de Estudos Néstor Perlongher 5 anos!

Postado por: Guilherme Passamani

O IV Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças é a continuidade de atividades realizadas em períodos anteriores, demonstrando a consolidação do evento ao longo dos últimos anos. A edição de 2021 tem lugar em um dos momentos mais difíceis da pandemia da Covid-19 no Brasil, quando o país começa a aproximar-se das 400 mil mortes. Externamos nossa solidariedade a cada uma destas vidas perdidas.

Em maio de 2021, o Núcleo de Estudos Néstor Perlongher (NENP) completa 5 anos. O NENP é realizador do evento desde a primeira edição, em uma parceria frutífera com o Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e diferenças, bem como outros grupos de pesquisa da UFMS.

Ainda que o contexto brasileiro não nos permita comemorações, o IV Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças celebra os 5 anos do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher. Durante as cinco mesas de debate do evento, manteremos nosso interesse de diálogo com programas de pós-graduação do Estado de Mato Grosso do Sul, especialmente, de diferentes campus da UFMS, assim como com pesquisadores de diferentes instituições, nacionais e internacionais, que atualmente estão vinculados ao NENP. A ideia de trabalhar em rede, presente no NENP desde sua fundação, ganhou contornos mais profundos com a vinculação de pesquisadores do Brasil e do exterior em 2021.

Pode-se dizer que o IV Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças representa este salto do NENP para a internacionalização. A internacionalização foi um traço marcante em Néstor Perlongher, poeta e antropólogo argentino, radicado no Brasil, falecido em 1992, e com importante contribuição para a antropologia urbana brasileira, especialmente no que diz respeito às dinâmicas do trabalho sexual masculino.

O evento de 2021, mais uma vez, será gratuito e, pela primeira vez, inteiramente online, o que torna essa iniciativa acessível à comunidade interna e externa à UFMS. Aqui você acessa o formulário de declaração de interesse em participar das cinco mesas que compõem o evento. O preenchimento do formulário não garante vaga no ciclo de debates. Como o evento será realizado no Google Meet, e a sala tem uma capacidade máxima, o link será disponibilizado 15 minutos antes do início de cada mesa para todas as pessoas que preencherem este formulário. As vagas esgotarão quando a sala atingir o limite máximo permitido. A certificação será dada apenas aqueles participantes que comparecerem a, pelo menos, três mesas das cinco.

Confira a programação:

3/5/2021 – segunda-feira (10h de Brasília; 9h de MS)

Mesa1 – Sexualidade, ativismos e outros sujeitos políticos

Andrea Lacombe (Universidad de Córdoba)

Roberto Marques (URCA/UECE)

Vinícius Zanoli (Freie Universität Berlin)

Debatedor: Guilherme Passamani (UFMS)

10/5/2021 – segunda-feira (10h de Brasília; 9h de MS)

Mesa 2 – Gênero, sexualidade e performance em diferentes contextos

Rubens Mascarenhas Neto (Freie Universität Berlin)

Miguel Rodrigues Neto (UFMS)

Maurício List (BUAP-MX)

Debatedor: Guilherme Passamani (UFMS)

17/05/2021 – segunda-feira (10h de Brasília; 9h de MS)

Mesa 3 – Gênero, saúde e doença

Priscila Farfan (OPAS)

Linoel Leal Ordóñez (Universidad Francisco de Miranda/UFMS)

Asher Brum (UFMS)

Debatedor: Esmael Oliveira (UFGD)

21/5/2021 – sexta-feira (15h de Brasília; 14h de MS)

Mesa 4 – Estado, violência e cuidado

Mara Clemente (ISCTE-IUL)

José Miguel Olivar (USP)

Roberto Efrem Filho (UFPB/UFPE)

Debatedor/a: Simone Becker (UFGD) e Ezequias Milan (UFGD)

28/5/2021 – sexta-feira (15h de Brasília; 14h de MS)

Mesa 5 – Educação, masculinidade e LGBTfobia

Vagner do Prado (UFU)

Aguinaldo Gomes (UFMS)

Tiago Duque (UFMS)

Debatedor: Marcelo Victor da Rosa (UFMS)

Dúvidas: nenp.ufms@gmail.com

Acesse o formulário aqui.

Contamos com a presença de vocês!