VII RAMS – GT Desejos, diferenças e dissidências em Mato Grosso do Sul
A sétima edição da Reunião de Antropologia de Mato Grosso do Sul (RAMS) ocorrerá entre os dias 16 e 18 de outubro, na cidade universitária da UFMS, em Campo Grande. No intuito de reunir antropólogas e estudiosos em diálogo com a antropologia, o evento busca dar maior visibilidade para a antropologia produzida em Mato Grosso do Sul.
O DIVERSO – Grupo de Pesquisa sobre Justiça, Multiculturalismo e Sociedade (UFGD) e o Núcleo de Estudos Néstor Perlongher – Cidade, Geração e Sexualidade (UFMS), por meio da professora Simone Becker e do professor Guilherme Passamani, convidam para o envio de trabalhos para o GT 3. Desejos, diferenças e dissidências em Mato Grosso do Sul: resistências em tempos de necropolítica. O GT recebe propostas que problematizam categorias de diferenciação comumente tornadas desiguais em nosso tempo, tais como indígena/indígena; negro/branco; cis/trans; hétero/homo; homem/mulher; doente/saudável, dentre outras. Trazemos à discussão sujeitos à margem dos discursos dominantes, incluindo corposperformances extermináveis porque considerados abjetos. Vidas matáveis pela lógica da governamentalidade. Se tais corpos-performances são extermináveis pelos seus não enquadramentos, suas multiplicidades também os permitem resistir enquanto “devir” e “rizoma”. Nesse sentido, as categorias de diferenciação aqui postas, podem ou não serem acionadas como marcadores sociais da diferença. Para tanto, alocamos como contextos de pesquisas regiões que não sejam consideradas grandes centros urbanos, especialmente, contextos rurais, interioranos, cidades de pequeno e médio portes. Inspiradas pelo paradigma ético-estético-político da multiplicidade, convidamos proponentes que dialogam (in)diretamente com nossas provocações para conosco somar.
O período de submissão de proposta encerra-se no dia 10 de setembro de 2019. Resumos e trabalhos completos devem ser encaminhado ao e-mail: antropologiams@gmail.com
Acesse a programação do evento aqui.